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Nos últimos dois anos, AC/BR aprimorou atendimento às serventias

Publicado em 12/02/2019


Dentre as novidades, está a formação e reciclagem de Agentes de Registro através do Portal EAD Certisign

A partir dos relatos de experiências dos Cartórios, a Autoridade Certificadora Brasileira de Registros – AC/BR fez diversos aprimoramentos no processo de atendimento aos clientes que buscam o certificado digital no Cartório.

Desde 2017, a AC/BR aprimorou o formato de atendimento das serventias extrajudiciais aos clientes que necessitam do certificado digital. As medidas visaram simplificar os procedimentos necessários para atendimento ao cliente e garantir a autonomia do Cartório desde a qualificação presencial do solicitante (etapas de “validação” e “verificação”), a geração do dossiê do titular, até o seu arquivamento definitivo.

Dessa forma, o conjunto de melhorias aplicado nos últimos anos se apresenta como a evolução do modelo de atuação dos Cartórios na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Capacitação atualizada e gratuita
O treinamento dos colaboradores do Cartório para realizar o atendimento aos clientes da Certificação Digital está ainda melhor!

O conteúdo para Formação e Reciclagem de Agentes de Registro é disponibilizado gratuitamente através do Portal de Conhecimento EAD Certisign – plataforma de aprendizado moderna, dinâmica e interativa.

Autonomia do Cartório
O Cartório é responsável pelo atendimento completo ao cliente, realizando tanto a qualificação presencial (validação), quanto a etapa de verificação.

A documentação gerada a partir da identificação e validação presencial do titular do certificado é digitalizada no ato da validação e fica armazenada automaticamente nos sistemas da AC. Apenas os documentos assinados de forma manuscrita pelo solicitante do Certificado Digital (Termo de Titularidade, Declaração de Domicílio, se houver ou Termo de Revogação, se houver) devem ser armazenados no cartório.

Como era:
Necessidade do envio mensal dos dossiês físicos para a ARPENSP.
Processo de atendimento ao cliente, sem autonomia. O Cartório dependia de estrutura externa para realizar a etapa de verificação.

Como está:
A guarda do dossiê físico, após digitalizado no sistema de gerenciamento eletrônico de documentos disponibilizado pela AC BR, é armazenado no próprio Cartório.

Ciclo completo de atendimento ao cliente no Cartório: Validação, verificação e emissão do certificado digital sem dependência de terceiros.


Automatização de processos e base de conhecimento
Procedimentos de cunho operacional também foram automatizados e integrados ao Portal da Rede, plataforma online que reúne todos os conteúdos necessários para a atuação do agente de registro.

O valor dos Registradores para a Certificação Digital
O conhecimento dos Registradores é imprescindível para a atividade da Certificação Digital, uma vez que o modelo adotado pelo Brasil para emissão dos certificados digitais exige que o solicitante do certificado digital compareça a um endereço credenciado para que seja realizada a validação dos seus documentos de identificação.

Faça Parte
Conheça a AC BR e saiba como prestar esse serviço no seu Cartório.
Para o Cartório que quiser passar a emitir certificados digitais, basta enviar por e-mail para institucional@redeicpbrasil.com.br com o assunto “Certificação Digital – ARPENSP” e anexando os seguintes documentos:

  • Termo de outorga
  • CNPJ do Cartório
  • Documento de identidade do titular
  • Documento de identidade de, ao menos, 2 colaboradores que serão responsáveis por realizar os atendimentos aos clientes da Certificação Digital.

Fonte: AC/BR

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